quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Desafio 1: Perder 10kg em três meses

Neste momento o maior desafio que tenho pela frente antes de engravidar é perder peso. E temo bem que este vá ser um assunto recorrente neste espaço, pelo que escolhi começar por ele.
Meço 1,63m e peso 92kg (na balança do médico 90kg). E perante esta terrível evidência, o ginecologista disse-me que, se ginecológica e obstetriciamente avaliando, eu poderia engravidar sem qualquer problema, como do ponto de vista clínico ele desaconselhava-me totalmente uma gravidez neste momento… porque com 15 kg da gravidez ficava com 105kg, porque tenho o colesterol alto (248), porque podia ter problemas de tensão alta, porque…, porque…, porque… e assim sendo, a minha condenação foi perder 10kg em 3 meses. Não é portanto de estranhar que tenha saído de lá completamente arrasada, fartei-me de chorar… Mas depois, essa dor transformou-se em força e neste momento agarrei-me a esta vontade com unhas e dentes… Fui ao ginecologista na segunda-feira e desde segunda-feira que estou em dieta rigorosa. E volto ao ginecologista a 9 de Maio, pelo que este será um longo e duro processo, tendo em conta que nunca consegui estar em dieta sem fazer disparates mais de 2 semanas seguidas. Estou a encarar este processo como se pertencesse a uma espécie de “obesos anónimos”, ou seja, sei que hoje vou ser capaz de cumprir à risca o plano alimentar que estipulei e fazer a minha caminhada diária, mas amanhã é outro dia.
Deste plano, fazem parte várias medidas:
- fazer uma alimentação cuidada, diminuindo consideravelmente a ingestão de açucares, gorduras e hidratos de carbono;
- fazer exercício regular, ou seja, 45min – 1 hora a caminhar vigorosamente por dia, preferencialmente depois de jantar.
- por sugestão do ginecologista, ser acompanhada na consulta de endocrinologia/nutrição (marcada para dia 21 deste mês)
Acredito que, pela primeira vez, vou conseguir levar uma dieta a sério, tenho de acreditar… até porque a fonte de motivação não podia ser mais encorajadora. E uso alguns truques para que tudo dê certo:
- o bodie de que vos falei “C’est qui le plus fort, au grand coeur?” está implacavelmente agarrado à porta do meu frigorífico, preso com os imanes que trago das viagens que fazemos;
- escrevo todos os dias um diário com o peso, alimentos e quantidades ingeridos e tempo de exercício;
- partilho o meu programa de emagrecimento com todos à minha volta para garantir que quem está perto cumpre escrupulosamente a sua função de fiscal.
E tenho ainda um excelente aliado, um companheiro que, solidário comigo, entrou também ele em dieta e me impõe um ritmo acelerado a caminhar – o meu super marido! E pronto, posto isto, vou enchê-lo de beijos…

Sem comentários:

Enviar um comentário